Comportai-vos como filhos da luz



“Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor: comportai-vos como verdadeiras luzes” (Ef 5, 8).  Caros irmãos e irmãs ao iniciar esse texto com essa exortação de São Paulo na carta aos Efésios, quero levar a cada um a uma reflexão a respeito do modo como temos conduzido nossa vida, a partir da seguinte pergunta: temos nos comportado como filhos das trevas, ou como filhos da luz?
Nos versículos seguintes do mesmo capítulo o apóstolo nos mostra critérios para que possamos dar a resposta a essa pergunta: “Ora, o fruto da luz é bondade, justiça e verdade. Procurai o que é agradável ao Senhor, e não tenhais cumplicidade nas obras infrutíferas das trevas; pelo contrário, condenai-as abertamente” (Ef. 9-11). Para responder à pergunta proposta precisamos ao olhar para nossa vida perceber quais frutos temos produzido, o que temos combatido ou pactuado, pois, de nada adianta dizer com os lábios o que o evangelho nos ensina e com a vida pregar o contrário, como por exemplo pregar a castidade e na vida, seja pessoal ou namoro, não lutar para vive-la.
Para nos comportarmos como autênticos filhos da luz precisamos ser coerentes em nossa vida em todos os aspectos, no modo de vestir, de falar, na música que ouvimos, no convívio com os irmãos, etc., ao passo de que em tudo nos configuremos a Cristo, para que Ele cresça e nós diminuamos, de modo que os outros vejam o Cristo através de nossas atitudes, pois, como afirmou São Francisco de Assis “Tome cuidado com a sua vida, talvez ela seja o único evangelho que as pessoas leiam”. Um modo para nos ajudar a perceber se o que fazemos está em conformidade com o Evangelho é perguntar a si mesmo: O que faria Jesus no meu lugar? Jesus vestiria esta roupa? Ouviria esta música? E assim para cada decisão que tenhamos que tomar.
É preciso ter coragem para agir desse modo, pois o mundo e aqueles que são mundanos não conseguem compreender aqueles que vivem em conformidade com o Evangelho, e frequentemente ridicularizam os que assim vivem, mas tenhamos coragem pois Jesus venceu o mundo e assim como Ele não foi compreendido nós que o seguimos igualmente não seremos, pois “não é o servo maior que o Senhor” (Jo 15,20).
Sejamos então fieis ao evangelho, para que assim nos comportemos como filhos da luz como São Paulo nos exorta, passaremos sim por provações e tribulações, mas ganharemos a recompensa que nos é dada por Cristo a vida eterna no céu. Como costume deixo esta música para que ela nos ajude a rezar e a sermos cristãos autênticos e fieis a Cristo e a Igreja


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Padre Pio: o santo da obediência