Como rezar o Santo Rosário




Em nosso texto anterior, apresentamos argumentos sobre a importância de rezarmos diariamente o Santo Rosário ou pelo menos o Santo Terço. Nesta última semana do mês de Maio, mês dedicado à Santíssima Virgem gostaríamos de apresentar uma maneira de contemplar os mistérios desta tão bela oração. Tal método foi proposto por São Luiz Maria Grignion de Montfort, que muito escreveu a respeito da devoção à Virgem Maria e ao Santo Rosário

MÉTODO DE REZAR O SANTÍSSIMO ROSÁRIO PROPOSTO POR SÃO LUIZ MARIA GRIGNION DE MONTFORT

Vinde Espirito Santo...

Oferta do Terço/Rosário
Uno-me a todos os Santos no Céu, e a todos os justos na Terra; uno-me a Vós meu Jesus, a fim de louvar vossa Santa Mãe dignamente e louvar a Vós nela e por meio dela. Renuncio a todas as distrações que me possam acometer enquanto estiver rezando este Rosário(Terço)

Ó bendita Virgem Maria, oferecemos a vós este Credo a fim de honrar a fé que tivestes na Terra e para vos pedir que possamos tomar parte na mesma fé.

Ó Senhor; oferecemos a Vós este Pai-Nosso a fim de Vos adorar em Vossa unidade para reconhecer a Vós como a primeira causa e fim último de todas as coisas.

Santíssima Trindade, nós Vos oferecemos estas três Ave-Marias para Vos agradecer todas as graças que concedestes a Maria, bem como as que destes a nós por meio de sua intercessão.

Credo, um Pai Nosso, Três Ave-Marias e um Glória ao Pai

Mistérios Gozosos
(Segunda-Feira e Sábado)

1º Mistério
Oferecemos a Vós, ó Senhor Jesus Cristo, esta primeira dezena, em honra a vossa Encarnação; e Vos pedimos, por esse meio deste mistério, e por intercessão de Vossa Mãe Santíssima uma profunda humildade.
1 Pai Nosso, Dez Ave-Marias, Glória ao Pai
Ao final: Graça do mistério da Encarnação, vinde até minha alma e tornai-me verdadeiramente humilde

2º Mistério
Oferecemos a Vós, ó Senhor Jesus Cristo, esta segunda dezena em honra da Visitação de Vossa Santa Mãe à sua prima Santa Isabel, e Vos pedimos, por meio deste mistério e da intercessão de Vossa Mãe Santíssima, uma caridade perfeita para com nosso próximo
1 Pai Nosso, Dez Ave-Marias, Glória ao Pai
Ao final: Graça do mistério da Visitação, vinde até minha alma e tornai-me realmente caridoso

3º Mistério
Oferecemos a Vós, ó Menino Jesus, esta terceira dezena em honra de Vossa Bendita Natividade, e Vos pedimos, por meio deste mistério e da intercessão de Vossa Mãe Santíssima, o desligamento das coisas do mundo, o amor à pobreza e aos pobres.
1 Pai Nosso, Dez Ave-Marias, Glória ao Pai
Ao final: Graça do mistério da Natividade, vinde até minha alma e tornai-me verdadeiramente pobre de espírito

4º Mistério
Oferecemos a Vós, ó Senhor Jesus Cristo, esta quarta dezena em honra de Vossa Apresentação no Templo pelas mãos de Maria, e Vos pedimos, por meio deste mistério e da intercessão de Vossa Mãe Santíssima, o dom da sabedoria e da pureza de corpo e coração.
1 Pai Nosso, Dez Ave-Marias, Glória ao Pai
Ao final: Graça do mistério da purificação, vinde até minha alma e tornai-me realmente sábio e puro.

5º Mistério
Oferecemos a Vós, o Senhor Jesus Cristo, esta quinta dezena em honra do Vosso Encontro no Templo com Nossa Senhora entre os instruídos, após ela Vos ter perdido, e Vos pedimos, por meio deste mistério e da intercessão de Vossa Mãe Santíssima, que nos convertais e nos ajudeis a consertar nossas vidas, e também que convertais todos os pecadores, hereges, cismáticos e idólatras.
1 Pai Nosso, Dez Ave-Marias, Glória ao Pai
Ao final: Graça do mistério do Encontro do Menino Jesus no Templo, vinde até minha alma e verdadeiramente convertei-me.

Mistérios Luminosos
(Quinta-Feira) 

1º Mistério
Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta primeira dezena, em honra a Vosso Batismo no rio Jordão; e vos pedimos, por esse mistério, e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, a graça de ser cheio e conduzido pelo vosso Espírito Santo.
1 Pai Nosso, Dez Ave-Marias, Glória ao Pai
Ao final: Graças ao mistério do batismo de Jesus, descei em nossas almas.

2º Mistério
Nos vos oferecemos, Senhor Jesus, esta segunda dezena, em honra da Vossa manifestação nas bodas de Caná; e vos pedimos, por esse mistério e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, que nunca falte Vossa graça em nossas famílias.
1 Pai Nosso, Dez Ave-Marias, Glória ao Pai
Ao final: Graças ao mistério das bodas de Caná, descei em nossas almas.

3º Mistério
Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta terceira dezena, em honra ao anúncio do Reino de Deus e o convite à conversão; e vos pedimos, por este mistério e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, a Graça de viver e anunciar o Evangelho.
1 Pai Nosso, Dez Ave-Marias, Glória ao Pai
Ao final: Graças ao mistério do anúncio do Reino de Deus, descei em nossas almas.

4º Mistério
Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta quarta dezena, em honra a vossa transfiguração no monte Tabor; e vos pedimos, por este mistério e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, a graça de sermos configurados a vossa Divina humanidade.
1 Pai Nosso, Dez Ave-Marias, Glória ao Pai
Ao final: Graças ao mistério da transfiguração, descei, descei em nossas almas.

5º Mistério
Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta quinta dezena, em honra a instituição da Eucaristia; e vos pedimos, por este mistério; e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, um coração adorador.
1 Pai Nosso, Dez Ave-Marias, Glória ao Pai
Ao final: Graças ao mistério da instituição da Eucaristia, descei em nossas almas. 

(Os mistérios luminosos foram propóstos a Igreja por São João Paulo II, portanto a meditação aqui apresentada para eles não foram escritas por São Luiz de Montfort, foram extraídos de http://www.rezar.org/content/ros%C3%A1rio-segundo-o-m%C3%A9todo-de-s%C3%A3o-lu%C3%ADs-maria-grignion-de-montfort)

Mistérios Dolorosos
(Terça e Sexta-Feira) 

1º Mistério
Oferecemos a Vós, ó Senhor Jesus Cristo, esta primeira dezena em honra de Vossa Agonia mortal no Jardim das Oliveiras, e Vos pedimos, por meio deste mistério e da intercessão de Vossa Mãe santíssima, a contrição perfeita pelos nossos pecados e a virtude da obediência perfeita à Vossa Vontade.
1 Pai Nosso, Dez Ave-Marias, Glória ao Pai
Ao final: Graça da agonia de Nosso Senhor, vinde até minha alma e tornai-me verdadeiramente contrito e perfeitamente obediente à Vossa Vontade.

2º Mistério
Oferecemos a Vós, ó Senhor Jesus Cristo, esta segunda dezena, em honra de Vossa Sangrenta Flagelação e Vos pedimos, por meio deste mistério e da intercessão de Vossa Mãe Santíssima, a graça de perfeitamente mortificarmos nossos sentidos.
1 Pai Nosso, Dez Ave-Marias, Glória ao Pai.
Ao final: Graça da Flagelação de Nosso Senhor, vinde até minha alma e tornai-me verdadeiramente mortificado.

3º Mistério
Oferecemos a Vós, ó Senhor Jesus Cristo, esta terceira dezena em honra de Vossa cruel Coroação de espinhos e Vos pedimos, por meio deste mistério e da intercessão de Vossa Mãe Santíssima, um grande desprezo pelo mundo.
1 Pai Nosso, Dez Ave-Marias, Glória ao Pai
Ao final: Graça do mistério da Coroação de Espinhos de Nosso Senhor, vinde até minha alma e fazei com que eu despreze o mundo

4º Mistério
Oferecemos a Vós ó Senhor Jesus Cristo, esta quarta dezena em honra do Vosso carregamento da Cruz, e Vos pedimos, por meio deste mistério e da intercessão de Vossa Mãe Santíssima, que nos deis grande paciência para carregar nossa cruz e Vos seguir os passos todos os dias de nossa vida.
1 Pai Nosso, Dez Ave-Marias, Glória ao Pai
Ao final: Graça do mistério do carregamento da Cruz, vinde até minha alma e tornai-me verdadeiramente paciente

5º Mistério
Oferecemos a Vós, ó Senhor Jesus Cristo, esta quinta dezena em honra de Vossa Crucificação no Monte Calvário, e Vos pedimos, por meio deste mistério e da intercessão de Vossa Mãe Santíssima, um grande horror ao pecado, um amor pela Cruz e a graça de uma morte santa para nós e para os que estiverem agora em sua última agonia.
1 Pai Nosso, Dez Ave-Marias, Glória ao Pai
Ao final: Graça do mistério da Morte e Paixão de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, vinde até minha alma e tornai-me verdadeiramente santo

Mistérios Gloriosos
(Quarta e Domingo)

1º Mistério
Oferecemos a vós, ó Senhor Jesus Cristo, esta primeira dezena em honra de Vossa triunfal Ressurreição e Vos pedimos, por meio deste mistério e da intercessão de Vossa Mãe Santíssima, uma fé viva.
1 Pai Nosso, Dez Ave-Marias, Glória ao Pai
Ao final: Graça da Ressurreição, vinde até minha alma e tornai-me verdadeiramente fiel.

2º Mistério
Oferecemos a Vós, ó Senhor Jesus Cristo, esta segunda dezena em honra de Vossa gloriosa Ascensão, e Vos pedimos, por meio deste mistério e da intercessão de Vossa Maãe Santíssima, uma fé firme e um grande anseio pelo Céu.
1 Pai Nosso, Dez Ave-Marias, Glória ao Pai
Ao final: Graça do mistério da Ascensão de Nosso Senhor, vinde até minha alma e tornai-me pronto para o céu.

3º Mistério
Oferecemos a Vós, ó Espirito Santo, esta terceira dezena em honra do mistério do Pentecostes, e Vos pedimos, por meio deste mistério e da intercessão de Maria, Vossa esposa fidelíssima, a sabedoria santa que vem de Vós a fim de que possamos realmente conhecer, amar e praticar Vossa verdade, e fazer com que outros nela tomem parte.
1 Pai Nosso, Dez Ave-Marias, Glória ao Pai
Ao final: Graça do Pentecostes, vinde até minha alma e tornai-me verdadeiramente sábio aos olhos do Deus Todo-Poderoso.

4º Mistério
Oferecemos a Vós, ó Senhor Jesus Cristo esta quarta dezena, em honra da Imaculada Conceição e da Assunção de Vossa Mãe Santa e bendita, corpo e alma, até o céu, e Vos pedimos, por meio de ambos os mistérios e de sua intercessão, o dom da verdadeira devoção à Virgem, e que nos ajudeis a viver e morrer de modo santo
1 Pai Nosso, Dez Ave-Marias, Glória ao Pai
Ao final: Graça da Conceição Imaculada e da Assunção de Maria, vinde até minha alma e tornai-me verdadeiramente devotado à Virgem.

5º Mistério
Oferecemos a Vós, ó Senhor Jesus Cristo, esta quinta dezena em honra da gloriosa coroação de Vossa Mãe bendita no Céu, e Vos pedimos, por meio deste mistério e de sua intercessão, a graça da perseverança e do progresso nas virtudes até o momento mesmo da morte, para que consigamos a coroa eterna que nos está preparada. Pedimos a mesma graça a todos os justos e a todos os nossos benfeitores.
1 Pai Nosso, Dez Ave-Marias, Glória ao Pai
Ao final: Graça da Coroação de Maria descei sobre a minha alma.

Saudação Final
Eu vos saúdo, Maria, Filha bem-amada do eterno Pai, Mãe admirável do Filho, Esposa mui fiel do Espírito Santo, templo augusto da santíssima trindade; eu vos saúdo soberana Princesa, a quem tudo está submisso no céu e na terra; eu vos saúdo, seguro refúgio dos pecadores, nossa Senhora da Misericórdia, que jamais repeliste pessoa alguma. Pecador que sou, me prostro aos vossos pés, e vos peço de me obter de Jesus, vosso amado filho, a contrição e o perdão de todos os meus pecados, e a divina sabedoria. Eu me consagro todo a vós, com tudo o que possuo. Eu vos tomo, hoje, por minha Mãe e Senhora. Tratai-me, pois, como o ultimo de vossos filhos e o mais obediente de vossos escravos. Atendei, minha Princesa, atendei aos suspiros de um coração que seja amar-vos e servi-vos fielmente. Que ninguém diga que, entre todos que a vós recorreram, seja eu o primeiro desamparado. Ó minha esperança, Ó minha vida, Ó minha fiel e imaculada Virgem Maria defendei-me, nutri-me, escutai-me, instruí-me, salvai-me. Assim seja.

Infinitas graças vos damos, ó Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos maternais. Dignai-vos, agora e para sempre tomar-nos debaixo do vosso poderoso amparo e para mais vos agradecer, vos saudamos com uma Salve Rainha:
Salve Rainha...

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Padre Pio: o santo da obediência

Comportai-vos como filhos da luz