ROSÁRIO: A COROA DA SALVAÇÃO



Quem nunca rezou um terço ou até mesmo ouviu falar? Pois é! Esta prática, muito comum entre os brasileiros, “esconde” muitos segredos valiosos para a nossa salvação.

1.      ACERCA DE SEU NOME:
O Rosário Mariano antigamente era chamado de Saltério Angelical e não fica difícil de entender o porquê, não é mesmo? A Saudação Angélica: “Ave-Maria, cheia de graça o Senhor é convosco” foi perpetuada pelos séculos como a mais sublime reverência a Nossa Senhora.
2.      ACERCA DE SUA ORIGEM:
A estrutura do Rosário foi difundida por São Domingos de Gusmão, porém, ela nos foi dada pelas próprias mãos de Maria. E um dos episódios de maior eficácia foi durante uma de suas pregações públicas em que o santo coroou um possesso, que, enfim, acabou confessando o poder que tal devoção possuía.
3.      ACERCA DE SUA EFICÁCIA:
Em muitos livros marianos veem-se inúmeros prodígios que Maria realizou por intermédio do Rosário, no entanto, o maior de seus “milagres” é a força que contêm para a conversão das almas, principalmente para as perdidas e para a santificação das que caminham rumo ao Céu.
A cada vez que dizemos Ave-Maria, recordamos a nossa alma as graças que Deus realizou Nela, como também as graças que Ele pode realizar em nós. Aliás, ao chamar este doce nome, estamos suplicando sua intercessão em nossos empreendimentos, livramento das tentações e apoio nos momentos tempestuosos.
4.      ACERCA DE SUAS GRAÇAS:
Como dito acima, o Rosário é um grandioso tesouro a nós concedidos, pois tem em sua essência, mesmo que seja uma oração mariana, uma total atenção aos mistérios da vida de Jesus, assim, a Graça-mor é o direcionamento a Jesus.
A segunda graça é a moldagem da alma segundo a vontade de Deus. Ela se especifica principalmente na segunda parte da Ave-Maria: “Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte”, assim, quando pedimos que Maria interceda continuamente a nós, estamos pedindo que ela nos ajude a ser santos. Na devoção da Escravidão a Jesus por meio de Maria (mais conhecida como Escravos de Maria), os adeptos são convidados a se despojar de tudo e seguir o modelo de Maria, pois não se chega a Jesus senão por Maria e não se conhece Jesus sem antes conhecer Maria. Outro exemplo é o Escapulário, visto que quem o traz em estado de graça terá no dia derradeiro a graça da entrada no Céu.
A terceira graça é o livramento das tentações. Os demônios tremem diante do sequer pronunciamento do nome de Maria, então imaginem se o fizéssemos todos os dias. Isso se dá por ocasião de que a cada Saudação Angélica, estamos lembrando ao Inferno que eles vivem na desgraça e que Ela, criatura agraciada por Deus, foi a que mais experimentou desta Graça.
A quarta graça é sua força intercessora. Se rezada com devoção, e estiver em conformidade com a Vontade Divina, é capaz de mover todos os Céus, Terra e os Infernos. Sem falar que muitas coisas podem ser mudadas pelo Rosário, como, por exemplo, conversões, desafetos, doenças físicas, emocionais ou espirituais, e entre outros.
Dessa forma, a cada Rosário bem rezado é uma Coroa oferecida a Maria. Que nunca percamos as graças que ele nos disponibiliza e sejamos perseverantes em sua prática.
E para fechar com chave-de-ouro, veja o que os Santos disseram sobre o Rosário:
“Um cristão sem Rosário é um soldado sem armas”. (São Miguel Febres);
“Amai Nossa Senhora e tornai-A amada. Rezai sempre o seu Rosário e divulgai-o”. (São Pio de Pietrelcina);
“O Rosário acompanhou-me nos momentos de alegria e nas provações. A ele confiei tantas preocupações; nele encontrei sempre conforto”. (São João Paulo II);
“Apegue-se ao Rosário como as folhas de hera se agarram na árvore; porque sem Nossa Senhora não podemos permanecer”. (Santa Teresa de Calcutá);
“Pelo Rosário, podemos tudo alcançar. Segundo uma bela comparação, é uma longa cadeia que liga o céu e a terra: uma das extremidades está entre as nossas mãos e a outra nas da Santíssima Virgem. Enquanto o Rosário for rezado, Deus não poderá abandonar o mundo, pois essa oração é poderosa em seu coração”. (Santa Teresinha de Lisieux);
“Todas as minhas obras e trabalhos têm como base duas coisas: A Missa e o Rosário”. (São João Bosco).
Se você ainda não ficou convencido, seguem-se abaixo alguns livros que expõe o Rosário e suas graças:
1.      Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria, de São Luís Maria Grignion de Montfort;
2.      Glórias de Maria, de Santo Afonso de Ligório;
3.      O Segredo do Santíssimo Rosário, de São Luís Maria Grignion de Montfort;
4.      Fundamentos da Salvação, do projeto Salvai Almas.

Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.


Nos sigam em nossas redes sociais:

Facebook: Teu Sou (https://www.facebook.com/Jmsd08032017/?epa=SEARCH_BOX)
Instagran: @teu_sou_ (https://www.instagram.com/teu_sou_/)
Twitter: @TEUSOU2 (https://twitter.com/TEUSOU2)




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Padre Pio: o santo da obediência

Comportai-vos como filhos da luz