Breve relato sobre Santo Homobono

 Dando sequencia aos breves relatos sobre os santos, hoje trazemos um breve relato a respeito de Santo Homobonus Tucenghi, sobre o qual não pudemos encontrar muitas informações, o que aqui se expõe se trata de um compilado de textos encontrados em outros sites, como o da Canção Nova e também uma carta pastoral de São João Paulo II. Certamente a leitura e o conhecimento deste santo muito nos enriquecerá em nossa vida de Fé e também será um auxilio a perceber o matrimônio como via de santificação. 

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Em 13 de novembro de 1197, HomobonoTucenghi, comerciante de tecidos em Cremona, terminou a sua vida terrena contemplando o Crucifixo, enquanto assistia à missa na paróquia de St. Giles, como era seu costume diário.

Pouco mais de um ano depois, em 12 de janeiro de 1199, meu Predecessor, Inocêncio III, inscreveu-o na lista dos santos, em cumprimento à petição que o bispo Sicardo lhe havia feito, quando veio como peregrino a Roma com o pároco. Osberto e um grupo de cidadãos, e depois de ter avaliado os numerosos testemunhos, alguns escritos, dos milagres atribuídos à intercessão de Homobonus.

Oito séculos depois, a figura de São Homobono continua sempre viva na memória e no coração da Igreja e da cidade de Cremona, que o veneram como seu padroeiro. Ele é o primeiro e único leigo dos fiéis, a não pertencer nem à nobreza nem a uma família real ou principesca, a ser canonizado durante a Idade Média (cf. A. Vauchez, I Laici nel Medioevo, Milão 1989, p. 84; La Santità nel Medioevo, Bologna 1989, p. 340). "Pai dos pobres", "consolador dos aflitos", "assíduo na oração constante", "homem de paz e pacificador", "homem bom de nome e de obras", este santo, segundo as palavras do Papa Inocêncio III na Bula de canonização Quia pietas,ainda é como uma árvore plantada junto a riachos de água que dá seus frutos em nosso tempo.

Na caminhada das Bem-aventuranças do Evangelho, no tempo das Comunas, quando o dinheiro e as tendências do mercado constituíam o centro da vida da cidade, Homobonus combinou justiça e caridade e fez da esmola um sinal de partilha, com a espontaneidade de quem desde a contemplação assídua do Crucifixo aprendeu a testemunhar o valor da vida como um presente.

Fiel a estas opções do Evangelho, teve que enfrentar e superar obstáculos do seu círculo familiar, porque a sua esposa não partilhou as suas escolhas, da paróquia, que olhava com desconfiança para a sua austeridade, e do seu ambiente de trabalho, por causa do competição e má-fé de alguns que tentaram enganar o comerciante honesto.

Assim, a imagem de Homobonus surge como a de um empresário que se dedica ao comércio de tecidos e, estando envolvido na dinâmica do mercado das cidades italianas e europeias, confere à sua obra uma dignidade espiritual: aquela espiritualidade que é a marca de toda a sua atividade.

Em sua experiência de vida, não houve conexão entre as várias dimensões. Em cada uma encontrou o "caminho" para exprimir o seu desejo de santidade: no núcleo familiar, como esposo e pai exemplar; na comunidade paroquial, como crente que vive a liturgia e se dedica à catequese, profundamente ligada ao ministério do sacerdote; no contexto da cidade, em que difundiu o apelo do bem e da paz.

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